Instagram vai ganhar mais “selinhos azuis” de verificação e reforçará segurança

O Instagram vai começar a lançar a partir desta terça-feira (28) algumas novas ferramentas projetadas para ajudar a eliminar contas falsas e a informar melhor seus usuários. Contas populares em breve terão a opção de mostrar mais informações detalhadas sobre elas para outros usuários, e todo mundo com uma conta “popular” poderá pedir o selinho azul de verificação.

• Facebook e Instagram começam a liberar recurso que mostra seu nível de vício nas redes
• Facebook e Instagram vão encorajar moderadores a bloquear menores de 13 anos nas plataformas

Sempre que o Facebook anuncia grandes ações que toma contra atores ruins ou contas fraudulentas, sempre tem algumas contas de Instagram que entram no relatório. O produto central do Facebook (a sua própria rede social) sempre compõe a maior parte das remoções de contas e páginas, mas os espalhadores de desinformação e notícias falsas ainda fazem uso do serviço menos contaminado da empresa. As mudanças que o Facebook está implementando nesta terça-feira são feitas para facilitar a sinalização daquelas contas sinistras que você vê no Instagram e também para acrescentar uma segurança extra para os usuários.

A mudança que você provavelmente verá de forma mais imediata talvez seja um maior número de selinhos de verificação azuis em contas com grande número de seguidores. O Instagram já verificou contas anteriormente, mas nunca havia oferecido uma maneira clara, à la Twitter, de os usuários se candidatarem ao símbolo (embora o Twitter esteja reavaliando seu processo de verificação). Se você tem uma conta popular, precisará pedir o selo, e o Instagram não diz publicamente o que se qualifica como uma conta popular. Em um comunicado de imprensa enviado ao Gizmodo, a rede social explicou os passos para pedir a verificação:

Para acessar a solicitação de verificação, vá até seu perfil, clique no ícone de menu, selecione “Opções” no fim e então escolha “Solicitar verificação”. Você precisará fornecer seu nome de usuário, seu nome completo e uma cópia da sua identificação legal ou comercial. Essa informação não será compartilhada publicamente.

Imagem: Instagram

Simplesmente solicitar a verificação não garante que você será aprovado.

A mudança mais significativa para informar os usuários e identificar contas suspeitas é a inclusão de uma opção de “Informações da Conta” em contas populares. Além das informações básicas que todos os usuários exibem em suas páginas, ao longo das próximas semanas esse novo recurso vai oferecer a capacidade de ver a data em que a conta estreou no Instagram, seu país de origem, contas que compartilham os mesmos seguidores, mudanças de nome de usuário ao longo do ano anterior e, talvez o mais importante, quaisquer anúncios que a conta esteja exibindo atualmente. Isso deve ajudar os usuários a ter uma ideia se uma conta está tentando influenciar a política local de uma cidade ou país do outro lado do mundo ou constantemente deturpando a própria imagem.

De todas as novas alterações, aquela em que você provavelmente deveria prestar mais atenção é a capacidade de usar aplicativos de autenticação de terceiros para segurança da sua conta. Todos deveriam usar autenticação de dois fatores para proteger sua conta contra hackers. Isso significa digitar uma senha e receber um código adicional enviado para um dispositivo aprovado. Anteriormente, o código podia ser enviado via mensagem de texto, mas, infelizmente, essa não é a maneira mais segura de se fazer isso. Agora, você poderá usar um aplicativo de terceiro, como o Google Authenticator, para recuperar seu código.

Novas informações da conta. Imagem: Instagram

Isso também será disponibilizado para os usuários ao longo das próximas semanas. Para habilitar o recurso, basta ir a opções > autenticação de dois fatores. Clique no slider de apps de terceiros, e o Instagram vai, automaticamente, detectar seu app autenticador. Se você não tiver um instalado ainda, isso vai te levar para a loja de aplicativos em que você pode baixar aquele que quiser terminar o processo de configuração.

Ao todo, essas são mudanças óbvias para o Instagram, e vai saber se elas serão eficazes na resolução dos maiores problemas da empresa. Porém, a nova opção de segurança deveria ser item obrigatório para todos os usuários.

Imagem do topo: Instagram/Gizmodo

Visto Primeiro Aqui

Deixe uma resposta