Geração de Leads com o Facebook: 7 técnicas que convertem

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Vamos começar este post falando algo que, com certeza, você já sabe: o alcance orgânico dos posts no Facebook está cada vez mais baixo. O algoritmo privilegia cada vez mais as atualizações dos amigos dos usuários, em detrimento das fan pages.

Tendo esse cenário em mente, será que vale considerar a maior rede social do mundo como fonte relevante de clientes para o seu negócio?

Vale, sim! Claro, o ideal é que sua estratégia contemple anúncios e impulsionamentos, mas se a grana estiver curta ou mesmo ausente, você não deve desistir de buscar conversões no site do Mark Zuckerberg.

Por isso, listamos 7 formas de geração de Leads no Facebook, privilegiando ações orgânicas.

Mas o que é geração de Leads?

Geração de Leads é a criação de oportunidades de negócio para a sua empresa. No Marketing Digital, a melhor forma de fazer isso é pedir que um possível cliente dê algumas informações (nome, email, cargo, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor (geralmente de conteúdo, como eBooks, templates e ferramentas, mas também pode ser cupons de desconto ou testes gratuitos).

Esses Leads podem estar em diferentes momentos da jornada de compra, dependendo do tipo de oferta. Ou seja, não necessariamente eles estarão querendo fechar negócio. Em comum, eles têm o interesse em assuntos relacionados ao seu mercado e à sua empresa.

Depois deste primeiro contato, você deve trabalhar uma estratégia de nutrição e de relacionamento para, no momento certo, fazer uma abordagem de venda.

Como gerar Leads no Facebook

Antes de mais nada, sua empresa precisa ter um site focado na geração de Leads, além de Landing Pages otimizadas.

A conversão, na maioria das ações, vai acontecer fora do Facebook – de nada adianta você fazer posts matadores, com alto engajamento, se não tiver trabalhado suas páginas para captura de informações.

Para saber mais sobre esse detalhe, confira o Kit Tudo para criar sua Landing Page.

Veja agora algumas ações que podem ajudar na geração de Leads no Facebook:

Lives

As transmissões ao vivo são os tipos de publicação que mais têm alcance no Facebook. Enquanto apresentar um webinar, por exemplo, você pode convidar as pessoas que estão assistindo a baixarem um material de apoio, deixando um link pinado no topo dos comentários.

Por meio de bots, pode também configurar uma palavra-chave que dispara uma ação no Facebook Messenger. Ali, é possível iniciar um diálogo ou também fazer uma oferta de conteúdo.

facebook live - tv growth - resultados digitais

Ah, e não se esqueça de que a live precisa ser interessante e relevante – não adianta você usar a ferramenta só para ficar pedindo para as pessoas converterem, né?

Leia mais: Como fazer uma transmissão no Facebook Live: tutorial e boas práticas.

Infográficos

Um dos segredos para aumentar as taxas de engajamento dos seus posts no Facebook é pensá-los sob a ótica dos seguidores. As pessoas ficam mais satisfeitas quando recebem uma informação completa do que apenas um link para saber mais.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de infográficos. Escolha um tema e ofereça conhecimento de verdade sobre ele, fazendo com que seus seguidores se sintam mais estimulados a curtir e compartilhar a imagem.

A geração de Leads, nesse sentido, pode vir sob a forma de um material de apoio. Ofereça no copy do próprio post ou no primeiro comentário um material para que o leitor se aprofunde em relação àquilo que está no infográfico.

infográfico facebook

Chatbots

Falamos sobre o uso de bots acima, sugerindo seu uso em lives. É possível usá-los para gerar Leads, também, com ofertas diretas pelo Messenger. Você pode programar uma interação inicial, por exemplo, quando um usuário vem falar com a sua empresa.

Siga a linha do diálogo, criando automações simpáticas e, principalmente, relevantes. Caso a pessoa esteja entrando em contato pela primeira vez com a sua fan page, pode ser uma boa ideia oferecer um conteúdo de topo de funil.

Não esqueça, porém, de verificar a interação, pois pode ser que a pessoa esteja querendo falar com um humano. Nesse caso, ficar só na automação pode ser um tiro no pé.

Há ferramentas gratuitas de chatbot como o Drift e o ChatFuel. Na RD Station App Store, você pode conferir outras opções que integram diretamente com o RD Station Marketing.

Conversas nos comentários

O Facebook oferece uma oportunidade de ouro de ofertas personalizadas: os comentários. Quando uma empresa se preocupa em estabelecer diálogos verdadeiros com seus seguidores, os frutos podem vir sob a forma de Leads e clientes.

Ter uma boa biblioteca de materiais ricos de meio e fundo de funil pode ajudar a, literalmente, enriquecer essas conversas. O contato direto pelos comentários pode acelerar a jornada de compra desse Lead, portanto, trate essas interações com atenção e carinho.

Grupos

Os diálogos podem atingir novos patamares nos grupos temáticos do Facebook. Oferecer conteúdos pertinentes para pessoas que já têm interesse no assunto é uma boa forma de gerar novos Leads para sua empresa.

Lembre-se, porém, de participar ativamente das discussões no grupo, inclusive nos posts de outras pessoas. Isso é bem visto nas comunidades da rede social, pois reforça seu status como referência, e não apenas como alguém que está interessado em fazer propaganda.

E se ainda não houve um grupo sobre o seu mercado, que tal criar um? É uma ótima maneira de criar autoridade para sua empresa!

Instant Articles

Você já deve ter reparado que alguns posts para artigos têm um raiozinho, certo? São os Instant Articles, que carregam até 10x mais rápido e podem ser uma boa fonte de geração de Leads.

Caso a sua empresa ainda não tenha, é simples de instalar! Veja como no post Facebook Instant Articles: o que é e como configurar seu site.

Facebook Instant Articles Exemplo

Apesar de ficarem hospedados no Facebook, os posts podem ter CTAs normalmente.

É possível fazer ações como convidar os usuários a assinarem a sua newsletter, instalar um aplicativo ou curtir sua página.

Facebook Lead Ads

Essa opção é paga, mas ainda assim os Leads são gerados dentro do Facebook. Ela é bem interessante para quem quer gerar Leads via mobile, devido à interface simplificada e ao preenchimento automático de dados.

Facebook Lead Ads

Apesar de haver algumas limitações, as opções de personalização de campos nos formulários são bem satisfatórias. A criação de campanhas é simples e direcionada apenas para o feed de notícias.

Além disso, você pode integrar os formulários de Lead Ads diretamente ao RD Station Marketing, apenas fazendo algumas configurações. Veja como no post Como fazer uma campanha efetiva e gerar resultados com Facebook Lead Ads.

Essas são apenas algumas das alternativas que sua empresa pode usar para ter resultados no Facebook.

Para conhecer outras estratégias, baixe gratuitamente o nosso Kit Marketing nas Redes Sociais e descubra como criar e implementar uma estratégia para gerar resultados concretos para sua empresa.

Marcadores:

Fonte Original

Deixe uma resposta