Como fazer sorteio no Facebook

As redes sociais tornaram-se importante aliadas das empresas uma vez que permitem estabelecer um canal de comunicação direto com seu público-alvo.
O Facebook possibilita realizar promoções e sorteios de forma rápida e eficaz, trazendo engajamento e novos clientes interessados na marca e nos produtos.
Promover sorteios e promoções são estratégias reconhecidas do Marketing Digital, mais especificamente do Promocional, para o fortalecimento da marca, bem como para atrair clientes, de modo que permitem a fidelização dos clientes.
Regras do uso do Facebook
Primeiramente, é necessário compreender as 10 principais regras de uso do Facebook, que não permite:

Tornar obrigatório compartilhar o banner da promoção;
Exigir que o usuário curta uma foto ou imagem publicada;
Solicitar que o usuário curta outra fan page, além da página que promove a promoção;
Solicitar que o usuário deixe uma mensagem no post;
Pedir que marque amigos em fotografias;
Solicitar que o usuário post um vídeo na fanpage ou fotografia para ter acesso a promoção;
Solicitar que o internauta dê check-in para participar;
Informar que a melhor frase será escolhida;
Divulgar o resultado do concurso ou sorteio via in-box ou chat;
Tornar obrigatório que para uma promoção tenha validade, seja necessário determinada quantidade de postagens ou de curtidas.

Aplicativo para realizar sorteios no Facebook
Para os sorteios, é indispensável utilizar um dos aplicativos do Facebook e ter uma fan page, pois não é possível realizar sorteios com o seu perfil.
Sorteie.me
O aplicativo Sorteie.me é um dos mais utilizados pela sua facilidade em criar e gerenciar os sorteios e promoções.
É possível editar o título do sorteio, a data, a descrição, o regulamento, o link e a imagem do sorteio.
Permite também que aqueles que curtem a página do Sorteie.me visualizem a promoção e possam participar, de forma a ampliar a divulgação do sorteio.
Todo o processo para participar, por parte do usuário, é simples: após acessar o link da promoção, deve-se permitir que o aplicativo tenha acesso à conta, clicando em seguida no “Quero participar”.
Caso o usuário não tenha curtido a página, o aplicativo solicita que ele curta a página.

Tutorial para criar o sorteio no Facebook
Passo-a-passo:
1 – Estar logado no perfil administrador da fan page;

2 – Acessar a página do aplicativo, o qual solicitará o acesso (basta clicar em “permitir”);

3 – O menu “Promoções” será adicionado à página.

4 – Adicione a aba para que os usuários possam ter acesso.

5 – Através do menu você poderá gerenciar as promoções.

6 – Para criar a promoção é só clicar em “Nova” e inserir os dados – a data do sorteio, o título, a foto, a descrição e o regulamento. Simples assim!

Como fazer a divulgação?
Você conseguiu criar a promoção, mas como fazer para divulgá-la?
Após a publicação do sorteio, é necessário fazer a sua divulgação, fundamental para aumentar o alcance e, consequentemente, o número de participantes.
Dicas para promover o sorteio no Facebook:

Gere conteúdo interessante, de modo que ele será compartilhado pelos usuários com seus amigos, já que se identificaram com a sua marca.
Crie uma imagem para ser publicada em sua fan page, com conteúdo diferente e relevante, causando impacto em seu público-alvo.
Faça publicações na sua página utilizando o link devidamente otimizado, o qual é fornecido ao criar o sorteio no Facebook.
Modifique a imagem de capa da sua página após o início da campanha para gerar mais impacto.
Realize anúncios no Facebook, acompanhe essa divulgação e, eventualmente, realize modificações para alcançar resultados melhores.

Conclusão
De forma simples, segura e eficaz é possível realizar promoções para o seu público específico, de modo a ter um controle sobre o alcance.
Exploradas de forma certa, essas campanhas geram mais likes, visibilidade e credibilidade perante os seus clientes.

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