O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) trouxe para o Virada Digital um aparelho de escaneamento de luz branca que consegue captar a imagem de um rosto ou até mesmo o corpo por frames e o reproduz em 3D. O estande ficou disponível para a interação com os visitantes, na qual as pessoas tinham suas imagens escaneadas.
O INT apresentou também uma roupa especial com sensores que captavam em tempo real os movimento da pessoa e emitiam a imagem em um telão; A roupa especia emite, via telemetria, ondas que reproduzem a imagem do corpo em movimento. A atleta Luana Alzuguir (tri-campeã mundial de Jiu Jitsu) foi quem fez o teste com a roupa.
O objetivo do INT é inserir esse tipo de experimento nos esportes e estudar a movimentação mais detalhada para buscar a excelência do movimento. Todo atleta possui em sua memória, a curva do seu movimento, profundidade, espaço, dimensão, perspectiva e a telemetria ajuda como uma sintonia fina para este processo.
Entrevistada no final da apresentação, a atleta falou sobre a importância da tecnologia nos esportes e a influência desses meios em seu treinamento. Segundo Luana "Para ser campeão é necessário treinar forte sempre", demonstrando que a ferramenta é muito bem vinda.
Saiba mais sobre as atividades do INT em http://www.int.gov.br/about-int/sobre-o-int










Comentar